Irmã Lúcia
Salve Maria!
Diletíssimos amigos devotos de Nossa Mãe, hoje vamos conhecer um pouco da vida de Irmã Lúcia, a vidente de Nossa Senhora de Fátima.
Em 28 de Março de 1907, nasce Lúcia de Jesus Santos, filha de pastores do longinquo vilarejo Aljustrel. Não é apenas mais um nascimento de uma simples criança portuguesa, mas sim a vinda de uma vidente que anos depois mudaria o mundo.
Lúcia com sua prima Jacinta
Cova da Iria
Casa onde viveu Lúcia e sua família
Vila de Aljustrel
Mapa localizando Aljustrel
Em um período de dificuldades, tanto para Portugal quanto para muitas partes do mundo, no início do século XX surge um lindo acontecimento que resgata a Fé e a valorização da Igreja Católica, num período de guerras, problemas econômicos e muitos outros aspectos que faziam muitas pessoas abandorem a sua confiança e Fé em qualquer crença tanto espiritual, política, pessoal, dentre outras decepções.
Guerras
A menina simples de um longínquo povoado chamado Aljustrel, pertencente à região de Fátima em Portugal, fez muitas pessoas desiludidas, pecadoras e incrédulas da vida espiritual despertarem a sua Fé, mostrando ao mundo o seu gesto de devoção, carinho e testemunho através das aparições de Nossa Senhora.
Muitos se perguntam até hoje o porquê de Lúcia e os seus outros dois primos terem sidos escolhidos para tal missão. Ora, não esqueçamos do Evangelho de Mateus, no qual descreve Jesus dando um discurso em relação as crianças que seriam abençoadas através de suas palavras:
"Então lhe trouxeram alguns meninos, para que impusesse as mãos e orasse por eles; os discípulos repreenderam aos que os trouxeram. Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os empeçais de virem a mim; porque dos tais é o reino dos céus." ( Mateus19: 13-14).
Observa-se que através deste provérbio, Jesus escolhe as crianças possivelmente por serem ainda puras de pecados no intuito de as ensinarem a orar desde cedo e assim iniciarem os ensinamentos religiosos. Além de uma explicação bíblica, também podemos nos basear que Lúcia por ter sido escolhida por Nossa Senhora, assim como Jesus acolheu as crianças para que aprendessem os seus sábios ensinamentos, observamos o nosso velho ditado no qual diz:
"Criança não mente!"
Analisando de uma forma mais profunda, a educação e o ambiente onde Lúcia foi criada, denuncia a sua inclinação ao catolicismo. Por Portugal ser um país altamente católico, a família de Lúcia não seria uma mera excessão.
Lúcia e sua família
A pequena Lúcia, irmã mais nova de sete irmãos, foi educada e catequisada pela própria mãe, Maria Rosa, na qual era uma das poucas pessoas que sabia ler na aldeia. A mãe, uma mulher simples e bondosa também ensinava as outras crianças, além de seus filhos, a ler e a rezar em seu colo. O pai de Lúcia, o senhor Antônio dos Santos, era descrito por Lúcia como sendo muito dedicado à família. Além dos ensinamentos de sua mãe, Lúcia frequentava com os seus irmãos as aulas de catecismo na paróquia local para o início de sua primeira comunhão.
Maria Rosa, mãe de Lúcia
Igreja de Aljustrel
Em 1913, quando Lúcia tinha a idade de seis anos, foi levada a igreja para ser examinada pelo Pároco e fazer a Primeira Eucarístia. Como ainda era muito jovem, o Pároco lhes disse que deveriam esperar até que ela completasse sete anos, porém o Padre Francisco da Cruz adimirado com as suas precoces respostas responsabilizou-se por deixá-la fazer a Comunhão.
Padre Francisco da Cruz
Após se confessar com o Padre Cruz, Lúcia foi aconselhada a rezar diante de uma imagem de Nossa Senhora. No momento em que rezava, Lúcia afirmou ter visto a imagem sorrir para ela.
Lúcia rezando
Pintura de Nossa Senhora sorrindo com ternura
Lúcia tinha muitos amigos, mas os seus preferidos eram os seus primos Jacinta e Francisco.
Jacinta, Lúcia e Francisco
Na primavera de 1916, Lúcia e os seus primos viram a imagem de um anjo que rezou junto a eles. No ano seguinte, os três pastorzinhos vivenciam a aparição de Nossa Senhora, que por seis meses apareceu a eles, trazendo mensagens reveladoras de paz, preocupações com a guerra, conversão da Rússia, imagens do inferno, pedido para rezarem o Terço do Rosário e o atentado contra um sacerdote importante, que mais tarde se concretiza com o atentado ao Papa João Paulo II.
Monumento do Santo Anjo e os Três Pastorzinhos
Imagem da Aparição em Azulejo
Em uma das aparições de Nossa Senhora, Lúcia pergunta se vai para o céu junto com os seus primos, após Nossa Senhora afirmar que sim, revela-se que Francisco e Jacinta iriam primeiro. Foi então que Lúcia seria a escolhida para divulgar a mensagem de Nossa Senhora e permanecer mais tempo na Terra para tal missão.
" Não minha filha! Eu nunca a abandonarei. O meu Imaculado Coração será o seu refúgio e o caminho que a conduzirá a Deus." Nossa Senhora
Em 1918, toda a Europa foi atingida por uma epidemia chamada Gripe Espanhola, infelizmente Francisco e Jacinta foram vítimas dela. Francisco faleceu em 04 de Abril de 1919, Jacinta veio falecer em 20 de Fevereiro de 1920. Assim se completa a profecia de Nossa Senhora. Os dois primos de Lúcia foram levados para junto de Deus.
Túmulo do Pastorzinho Francisco
Túmulo de Jacinta
No mesmo ano de 1920, foi nomeado o Bispo de Leiria Dom José Alves Correia da Silva para a Diocese de Leiria na qual pertence a Fátima. O Bispo quis ficar informado de tudo o que acontecera na Cova da Iria em 1917. Foi aí que chamou Lúcia para interrogá-la e ficou impressionado com as descrições dela sobre as aparições e então decidiu afastá-la do local do acontecimento. O Bispo a enviou para o Colégio das Irmãs Dorotéias, em Porto, um lugar onde ninguém a conheceria. Antes de viajar, Lúcia foi ao local da aparição pedir proteção para todos que deixaria para trás e para a sua nova vida, foi então que mais uma vez Nossa Senhora apareceu, tocando no seu ombro delicadamente e dizendo:
"Vai, segue o caminho indicado pelo seu Bispo. Essa é a vontade de Deus!" Nossa Senhora
Dom José Alves Correia da Silva, Bispo de Leiria
Porto Portugal
Mapa de Porto
Para não ser reconhecida, Lúcia usou o nome de Maria das Dores, providenciado com ordens do Bispo e pelas irmãs Dorotéias.
Irmã "Maria das Dores", Codinome de Irmã Lúcia
Em 1925, Lúcia foi crismada e com a permissão de sua mãe seguiu a vida religiosa . Por questões políticas e períodos de guerra, Lúcia teve de deixar o país junto com várias outras irmãs carmelitas e outras congregações religiosas.
Irmã Lúcia
As Dorotéias tinham um casa de noviciado em Tui, na Espanha. Exatamente em 24 de Outubro de 1925, Lúcia oficialmente entrou na Congregação das Irmãs Dorotéias. Logo após, ela segue para Pontevedra para o seu apostolado.
Casa das Dorotéias
Localização de Tui-Espanha no mapa
Pontevedra-Espanha
Mapa de Pontevedra-Espanha
Ainda em Pontevedra, na data de 10 de Dezembro de 1925, mais uma vez Nossa Senhora apareceu para Lúcia, . Nossa Senhora explicou sobre como os fiéis deveriam proceder sobre os primeiros cinco sábados do mês.
Aparição de Nossa Senhora de Menino Jesus a Irmã Lúcia
Em 1926, o Menino Jesus aparece para Lúcia no pátio do Convento de Pontevedra. Ele a encorajou a divulgar a devoção dos primeiros sábados pedido por Nossa Senhora.
Menino Jesus
Em 1928, Lúcia emite os seus primeiros votos religiosos. No ano seguinte, Lúcia recebe a visita de Nossa Senhora, como promessa feita desde 1917, na qual Nossa Senhora pedira a conversão da Rússia ao seu Imaculado Coração.
Placa da Grande Promessa
Tradução: " Neste lugar, a Virgem Santíssima com o Menino Jesus, em 10 de
Dezembro de 1925 apareceu à irmã e disse-lhe: " Vê, minha filha. Meu
Coração cercado de espinhos que os homens ingratos me cravam sem parar
com blasfémias e ingratidões . Tu , ao menos, procura consolar-Me e diz
a todos que durante cinco meses, no primeiro sábado se confessem,
recebam a Sagrada Comunhão e rezem o Rosário com o fim de Me desagravar.
Prometo assistir-lhes na hora da morte com as graças necessárias para
sua salvação".
Em Julho de 1929, durante suas orações noturnas na capela do convento, apareceu para Lúcia a visão da Santíssima Trindade, na qual Nossa Senhora pedia ao Santo Padre a conversão da Rússia, para que esta se salvasse.
Visão da Santíssima Trindade
A Irmã Lúcia, não saia do convento com frequência, apenas para ocasiões especiais, como em 1967, quando o Papa Paulo VI foi a Fátima celebrar os 50 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Irmã Lúcia e Papa Paulo VI, 1967
Saiu novamente em 1980, para morar durante uma semana no Carmelo de Fátima para ajudar a Irmã Concepta que estava pintando quadros sobre as aparições.
Carmelo de Fátima
Lúcia viajou a Fátima novamente em 13 de maio de 1982 para receber o Papa João Paulo II, em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima pelo Papa ter sido salvo por Nossa Senhora durante um atentado.
Papa João Paulo II e Irmã Lúcia
Papa João Paulo II em agradecimento a Nossa Senhora de Fátima
Em 13 de maio de 1991, o Papa João Paulo II retorna a Fátima, juntamente com Irmã Lúcia para comemorar os dez anos do seu atentado.
Segundo Encontro do Papa João Paulo II com Irmã Lúcia
Em Março de 1948, Lúcia entra no Carmelo de Coimbra. Recebendo o ato de Carmelita em 13 de maio de 1948.
Irmã Lúcia no Carmelo de Santa Teresa-Coimbra
Carmelo Santa Teresa-Coimbra
Mapa de Coimbra
Sua vida era resumida como a de todas as outras Carmelitas, com muitas orações, estudos litúrgicos, obrigações domésticas do convento como fabricação de hóstias, dentre outras responsabilidades.Além de sua vida de enclausurada em sua cela, Lúcia escreveu alguns livros sobre das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Irmã Lúcia não chamava atenção, porém os holofotes eram voltados sempre a ela, quando aparecia em ocasiões ligadas à Igreja Católica. Sua comemoração de 50 anos de Carmelita ,o melhor presente que recebeu foi o Rosário que o Papa lhe enviou e que ele mesmo tinha usado.
Rosário
Réplica da Cela de Irmã Lúcia no Museu de Coimbra
Irmãs no Carmelo de Santa Teresa
Jardim do Carmelo de Santa Teresa
Para Lúcia, a data mais especial foi a da beatificação de seus primos, Jacinta e Francisco, em 13 de maio de 2000.
Beatificação dos Pastorzinhos Francisco e Jacinta
A última vez que Irmã Lúcia aparece na mídia foi em 07 de outubro do ano de 2000. Quando João Paulo II rezou o Terço Rosário em Roma, um encontro para o Ano Jubilar. A Irmã Lúcia aparece junto a outras irmãs pela TV via satélite, rezando uma parte do Rosário, diretamente de Portugal.
Papa rezando diante de Nossa Senhora de Fátima
Irmã Lúcia em visita a Aljustrel
Lúcia escreveu ao todo seis memórias ao todo, em sua vida:
- Memórias da Irmã Lúcia: Irmã Lúcia descreve a sua infância ao lado dos seus primos Francisco e Jacinta e descreve ocorridos antes, durante e depois das aparições.
- Memórias da Irmã Lúcia II: Irmã Lúcia revela mais detalhes de sua infância e dedica especialmente aos seus pais.
- Apelos da Mensagem de Fátima: Nesta obra, a Irmã Lúcia responde a questões sobre a Mensagem de Fátima.
- Irmã Lúcia: Como Vejo a Mensagem Através dos Tempos e dos Acontecimentos: publicado em ocasião da trasladação dos seus restos mortais, que revela sobre a aparição.
- Irmã Lúcia: A Memória que Dela Temos: A Prioresa do Carmelo de Santa Teresa após a sua morte revela a marca que Irmã Lúcia deixou na Comunidade Religiosa.
- O Rosário com a Irmã Lúcia: Uma pequena obra que ensina a rezar o Rosário, juntamente com fotos de Irmã Lúcia e informações sobre a Devoção dos Sábados.
Em 13 de Fevereiro de 2005, as irmãs da comunidade Carmelita, um médico e o Bispo de Coimbra Dom Albino Cleto reuniram-se no quarto de Lúcia. O Bispo rezou as Orações Moribundos e acrescentou:
"Cristo, a quem ofereceste tua vida,
A Senhora mais brihante que o sol que te apareceu, te receba!
O Anjo de Portugal que te apareceu, te receba!
O Beato Francisco, que ao teu lado viu a Santíssima Virgem Maria, te receba!
A Beata Jacinta, que ao teu lado viu a Santíssima Virgem Maria, te receba!"
Dom Albino Cleto
De repente, aqueles olhos que viram a Virgem Maria e Jesus Cristo, fecharam-se para sempre!
Agora Nossa Senhora de Fátima e Jesus Cristo têm ao seu lado novamente os três pastorzinhos de Fátima.
Funeral de Irmã Lúcia
Irmã Lúcia foi sepultada na Comunidade das Carmelitas, onde Irmã Lúcia viveu por 57 anos. Um ano após, como combinado, os seus restos mortais foram levados para a Catedral de Fátima, exatamente onde apareceu Nossa Senhora e enterrada ao lado de sua prima Jacinta.
Cortejo do Corpo de Irmã Lúcia em Coimbra
Túmulo de Irmã Lúcia ao lado do Túmulo de Jacinta
A inscrição na lápide diz: "Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, a Quem Nossa Senhora Apareceu
22 de Março de 1907 - 13 de Fevereiro de 2006
Em 31 de maio de 2007, foi inaugurado um memorial em homenagem a Irmã Lúcia e as aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Memorial de Irmã Lúcia
"Finalmente, a devoção ao Imaculado Coração de Maria, nossa Mãe Santíssima, consiste em considerá-La como fonte de misericórdia, de bondade e de perdão, e como a porta segura pela qual entramos no Céu". Irmã Lúcia
Queridos devotos de Nossa Mãe, um grande abraço a todos e sintam-se abençoados!
Salve Maria!
Do filho Paulo Paz.