quinta-feira, 9 de agosto de 2012



O Doce Nome Maria







Salve Maria!

Diletíssimos filhos amados de Nossa Mãe,

Hoje é com muito orgulho que vos escrevo um pequeno artigo sobre a origem do nome Maria, que baseado em algumas pesquisas e com uma explicação simples do doce nome da Mãe de Jesus, como uma forma de conhecermos um pouco mais sobre nossa Mãe Amada. Lembrando que tal explicação não é um aprofundamento litúrgico ou alguma tese detalhada sobre o assunto, mas sim uma mera explicação para que todos possamos entender e nos informarmos mais sobre a Nossa Querida Mãe.




Analisando o nome Maria segundo a língua portuguesa, esta contém cinco caracteres (letras) sendo que a última sílaba forma um Hiato (encontro vocálico). Porém, além de tal explicação gramatical baseada no nosso português, Maria é a tradução de suas línguas originais da região de Nazaré na Galiléia, de onde Maria Mãe de Jesus é natural. Nesta região, dois principais idiomas eram falados: o Hebraico e o Aramaico, mas como também eram utilizadas outras línguas como o grego e o latim, como línguas estrangeiras direcionadas ao comércio e a cultura em geral.

Observe  abaixo  o nome nas quatro línguas originais: 

1- O nome Maria em hebraico:









2- O nome Maria em aramaico:

 Maryām

3- O nome Maria em árabe:








4- O nome Maria em grego:

Μαρία




Fatos Importantes Sobre o Nome de Maria:


Alguns fatos importantes e acerca do nome de Maria nas Sagradas Escrituras, como também em notáveis observações na Religião Católica, observam-se alguns pontos cruciais:
  • É mencionado o seu nome cerca de vinte vezes no Novo Testamento;
  • Nos Evangelhos por oito vezes é dirigida a Maria;
  • Na oração Ladainha de Nossa Senhora Ela é reverenciada com diferentes denominações por cinquenta vezes;
  • Maria recebe títulos concebidos pela Igreja,que carrega os nomes dos lugares de sua aparições.São vários nomes à veneração de Maria, que com mais de 1000 títulos é venerada,tanto oficialmente muitas reconhecidas pela Igreja Católica, como algumas denominações Bíblicas ou até mesmo de Fé popular.
 Dados de Maria:
Fonte: Wikipedia

Nascimento: Desconhecido. Celebrado no dia 8 de Setembro
Residência: Nazaré, Galiléia
Nacionalidade: israelita, Império Romano
Etnia:Judia
Cônjugue: José
Filho: Jesus
Pais: Joaquim e Ana ( de acordo com o protoevangelho de Tiago )
Venerada por: cristãos
Festa: 1 de Janeiro
 Casa Real: Judá
Mapa de Nazaré, Galiléia:


Ouvimos agora na voz da cantora Celine Dion a bela música Ave Maria,um presente para todos os filhos de Nossa Mãe:


Queridos filho amados de Nossa Mãe Maria, espero que tenham gostado de minha pequena homenagem ao nome de Nossa Senhora, que todos sejam abençoados pela Graça de Nossa Senhora de Fátima e de tantos outros títulos merecedores a nossa Mãe de Jesus Cristo. Não esqueçam também de que apesar de tantos nomes lindos e apreciados no mundo, Ela simplesmente se chamava pelo doce nome Maria, simplesmente Maria!



Salve Maria e Nosso Senhor Jesus Cristo, agora e sempre!


Do filho Paulo Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário