quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Você Sabe quem foi José Ferreira Thedim?




Você sabe quem foi José Ferreira Thedim?

José Ferreira Thedim diante de Nossa Senhora de Fátima
Salve Maria!

Queridos filhos de Nossa Mãe. Hoje vamos conhecer um pouco do especialmente santeiro escolhido para esculpir a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra na Capelinha das Aparições.

Nossa Senhora de Fátima na
Capelinha das Aparições


José Ferreira Thedim nasceu em 1892, na cidade portuguesa São Romão do Conrado e faleceu em 1971 na mesma cidade. Membro de uma família de escultores, se destacou como o mais habilidoso de todos. Foi por causa de tal grande habilidade que foi escolhido pela Igreja Católica para ser o santeiro a esculpir a primeira imagem de Nossa Senhora de Fátima. Juntamente com a Irmã Lúcia, José Ferreira conseguiu retratar exatamente como Lúcia a descreveu pela lembrança da aparição.Além de José Ferreira, o seu irmão   Guilherme Ferreira Thedim o ajudou na linda obra.


Igreja Paroquial de São Romão do Coronado

Brasão de São Romão do Coronado

Mapa localizando São Romão do Coronado 



Além da imagem de Nossa Senhora de Fátima, foi o responsável por esculpir a imagem do Imaculado Coração de Maria, também seguindo instruções de Irmã Lúcia. Por causa de sua grande responsabilidade em dar vida a imagem de Nossa Querida Mãe, José Ferreira foi reconhecido internacionalmente, espalhando suas obras pelo mundo inteiro, assim como correu o mundo a imagem de Nossa Senhora de Fátima e o Imaculado Coração de Maria, em decorrência de tal fama e reconhecido trabalho o Papa Pio XI atribui-lhe o importante título de Comendador da Santa Sé com a Cruz Pro Ecclesia et Pontifice, na data de 1931.

José Ferreira Thedim esculpindo o
Imaculado Coração de Maria


O Imaculado Coração de Maria


Papa Pio XI

Cruz Pro Ecclesia et Pontifice

A Primeira Visita de Um Papa

A primeira visita de um Papa para a Nossa Senhora de Fátima foi em maio de 1967, pelo Papa Pablo VI.

Papa Pablo VI em visita à Nossa Senhora de Fátima 
No Santuário de Fátima em Portugal

Papa Pablo VI  ao lado de Irmã Lúcia


O Material
Para dar vida à sua obra, o Mestre José Ferreira Thedim escolheu cuidadosamente a madeira de cedro brasileiro vinda dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina no Brasil, pois segundo os santeiros da época é um material lenhoso, de ótima qualidade, com um característico colorido. Além do material o ambiente era conhecido como um lugar "sagrado", todos trabalhando com muito respeitoso silêncio, como se fosse uma igreja. A sua oficina era chamada de Casa Thedim, localizada na cidade S.Mamede do Coronado. A imagem mede 1,10.

Casa Thedim
Oficina de Escultura
Sacra do Comendador
José Ferreira Thedim
S.Mamede do Coronado-Portugal


José Ferreira Thedim esculpindo a imagem de
Nossa Senhora de Fátima 

Cedro Brasileiro

A Coroa
Coroa de Nossa Senhora de Fátima

Nossa Senhora de Fátima foi presenteada pelas mulheres portuguesas em agradecimento por Portugal não ter entrado na 2a Guerra Mundial, em 13 de Outubro de 1942. A coroa é usada em ocasiões especiais.

Nossa Senhora de Fátima usando a sua linda coroa



A imagem foi abençoada pelo pároco de Fátima o Reverendo António de Oliveira Reis, na igreja Paroquial de Fátima, no dia 13 de Maio de 1920, antes de ser entregue à Capelinha das Aparições.


Procissão de Nossa Senhora de Fátima


A coroa foi cunhada em Lisboa, por um grupo de 12 artistas, que caridosamente fizeram o trabalho voluntário em homenagem à Santa Mãe. As jóias da coroa foram doadas por centenas de mulheres portugueses para a sua criação.A joalheria onde foi executado o trabalho foi a Leitão & Irmão em Lisboa, com mais de 200 anos de existência e que é conhecida pela frase: Antigos Joalheiros da Coroa, exatamente pela criação da obra mais preciosa de Portugal. A coroa pesa 1.200 gramas e carrega encrustada 2.679 pedras preciosas. As pedras escolhidas pelos artistas foram: 

950 Brilhantes

1.400 Diamantes

313 Pérolas

1 Esmeralda Grande

13 Esmeraldas Pequenas


33 Safiras

17 Rubis

260 Turquesas

1 Ametista

1 Água Marinha

Joalheria Leitão & Irmão


A coroação de Nossa Senhora de Fátima foi em 13 de Maio de 1946.

Tradicional Cerimônia de Coroação

Um Milagre de Nossa Senhora de Fátima

O Papa João Paulo II em agradecimento a 
Nossa Senhora de Fátima

O Papa João Paulo II diante de
Nossa Senhora de Fátima

Em 13 de Maio de 1981o Santo Papa João Paulo II sofreu um atentado, na praça de São Pedro em Roma, que quase lhes tirou a vida. Por milagre de Nossa Senhora de Fátima e para espanto de muitos, a data curiosamente de 13 de Maio, o seu dia de celebração, o Papa livra-se da morte. Naquele dia o Papa erguia uma criança em seus braços, Sara de 18 meses, que logo após ficou conhecida como a criança que salvou o Papa. A bala que o atingiu foi doada para fazer parte da coroa, curiosamente o tamanho da bala é do mesmo tamanho da anilha que une as hastes em que o projétil que foi colocado. Em um dos segredos de Nossa Senhora foram revelados que um sacerdote da Igreja Católica iria sofrer muito, segundo uma das aparições aos Três Pastorinhos. 

A Imagem Peregrina de 
Nossa Senhora de Fátima

Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima
na Catedral de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Cartaz da Imagem Peregrina em Portugal


A Imagem Peregrina é uma réplica da original para que Nossa Senhora de Fátima visite outras nações ao redor do mundo. Por muitas vezes Nossa Mãe visitou o Brasil e muitas outras nações católicas mundo afora. A primeira visita a outros países deu-se início em 1945, no final da 2a Guerra Mundial, a pedido de um Pároco de Berlim, que Ela percorresse vários países europeus até a fronteira da Rússia. Após ter percorrido 64 países, a Igreja entendeu que a imagem não deveria mais sair da Capelinha das Aparições, foi então que tiveram a ideia de criar réplicas para que a Nossa Mãe levasse uma mensagem de paz e amor ao mundo.

Queridos amigos, 

É com todo o coração que agradeço as suas visitas a Nossa Mãe e que ela  abençoe a todos nós,agora e sempre! 

Salve Maria a todos!

Do seu filho,

Paulo Paz
.

2 comentários:

  1. Oh! oH!que Mamãe tão bela é a mãe de todos É A Mae de Fatima ! É A Mãe de Todos é a Mãe de Fatima é a Nossa Senhora E Nossa Senhora!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. salve maria,salve o nome da virgem do rosario de fátima para todo o sempre amém!!!

    ResponderExcluir