terça-feira, 28 de agosto de 2012




A Coroação de Nossa Senhora de Fátima


Diletíssimos amigos devotos de Nossa Senhora de Fátima,

Hoje iremos recordar um ato simbólico de amor, muito importante para nós devotos, em homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Didaticamente analisando o significado da palavra coroaçãosegundo o dicionário Aurélio, a coroação é uma cerimônia em que se coroa um soberano, ou seja, quando coroamos Nossa Senhora de Fátima estamos simbolizando o ato de coroar a soberana da realeza do Reino de Deus, na qual concebeu o Seu filho Jesus Cristo. Já em outra fonte, o moderno e bastante útil Dicionárioweb, a palavra coroação é demonstrada através da seguinte explicação: "Cerimônia, na qual um rei, rainha ou papa recebe publicamente uma coroa como símbolo de poder. É sempre uma cerimônia cheia de ritos e tradição. Durante a solenidade o novo soberano recebe também outros símbolos de realeza. Ao assumir o poder, faz um juramento solene de que reinará com sabedoria.f." Portanto, a cerimônia de coroação de Nossa Senhora de Fátima é um acontecimento tradicional que demonstra além do poder que Nossa Senhora de Fátima tem pelos Seus filhos, como também mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, na qual todos esses poderes fazem com que Nossa Senhora de Fátima se torne a Rainha da sabedoria, o Seu poder abrangente é compatível ao de Deus, pois Este A fez serva para que recebesse Vosso filho através do Espírito Santo.


O símbolo de poder da coroa que Nossa Senhora de Fátima ostenta não apareceu com Ela diante dos pastorzinhos de Fátima, mas sim foi um presente oferecido pelas senhoras da sociedade portuguesa por Portugal não ter entrado na guerra naquela época. A cunhagem da coroa foi feita voluntariamente por doze artistas com a utilização das jóias ofertadas pelas senhoras portuguesas. A famosa joalheria Leitão & Irmão foi a responsável por tal grandioso e glorioso trabalho.



Observamos agora uma lista de marcantes datas relacionadas à Coroação de Nossa Senhora de Fátima:

  • Em 13 de outubro de 1942- Um grupo de mulheres portuguesas oferece uma coroa de ouro à imagem de Nossa Senhora de Fátima.
  • Em 13 de maio de 1946- O cardeal Bento Aloisi Masella coroa pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
  • Em 25 de março de 1984- O Papa João Paulo II durante a solenidade de Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria entrega para D.Alberto Cosme do Amaral a bala que quase o matou no atentado que sofreu em 13 de maio de 1981. Logo após a bala foi colocada na coroa da imagem. A entrega e a solenidade ocorreu na Praça de São Pedro, no Vaticano.


Agora vejamos as mais belas imagens da Coroação de Nossa Senhora de Fátima em algumas partes do mundo:

1a Coroação por Bento Aloisi Masella em Fátima-Portugal

 Coroação por Crianças em Minas Gerais-Brasil


Coroação pelos Arautos do Evangelho na Paróquia Nuestra Señora del Rosario em Avellaneda-Argentina
Coroação por Jovens Filipinos na Paróquia Sto.Domingo Parish em Quezon City - Filipinas


Coroação por uma criança britânica em uma casa em Londres

Coroação por uma criança americana em Cudahy, Wisconsin - Estados Unidos


Para finalizarmos este artigo, eu gostaria de convidá-los a assistir um video sobre a Coroação de Nossa Senhora de Fátima: 


 



Salve Maria sempre!

Do Seu filho Paulo Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário